segunda-feira, 11 de abril de 2022

SNIC ANUNCIA QUE VENDAS DE CIMENTO FICAM ESTÁVEIS EM MARÇO

Com isso, o setor fechou o primeiro trimestre com uma retração de 2,2% 

O Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (Snic) anunciou nesta segunda-feira, 11, que as vendas de cimento totalizaram 5,5 milhões de toneladas em março, representando um desempenho estável em relação ao mesmo mês de 2021. Na comparação com fevereiro deste ano, o incremento foi de 14,6%.

Com o desempenho do último mês, o setor fechou o primeiro trimestre com retração de 2,2% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a entidade, a queda no trimestre é explicada pelo resultado de janeiro, quando as fortes chuvas que atingiram a região Sudeste do País impediram o escoamento de parte da produção do produto.

"As vendas em janeiro deste ano foram 8,2% abaixo de janeiro do ano passado. Com as chuvas, não teve condição de distribuir nada. Desde então, estamos recuperando, mês a mês, o volume de vendas do cimento", afirma Paulo Camillo Penna, presidente do Snic.

Ainda segundo relatório do Snic, as vendas também foram impactadas pelo avanço da taxa de juros e a alta da inflação, além do ambiente de instabilidade geopolítica mundial, o que influenciaram o ritmo da demanda pelo produto no mercado doméstico brasileiro. O desempenho do setor não foi pior em março por causa do mercado imobiliário.

"A indústria de cimento está com um ovo grande na cesta, que é a construção imobiliária, principalmente para as classes A e B, algumas coisa para a classe C. É um risco para a indústria porque estamos vendo nossos estoques aumentarem muito e a tendência é de redução de lançamento de obras pela frente", diz Camillo, que ainda afirma que a indústria de cimento deve encerrar este ano com vendas estáveis em relação ao ano passado, interrompendo uma sequência de três anos de alta.

www.snic.org.br

Com informações do portal Estadão Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário