sexta-feira, 8 de abril de 2022

GERAÇÃO DE VAGAS DE EMPREGO NO VAREJO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CRESCE EM FEVEREIRO

Foram 526 novos empregos, após 3.740 admissões e 3.214 desligamentos

O mercado de trabalho do comércio varejista de materiais de construção da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) voltou a apresentar crescimento em fevereiro deste ano, após uma situação de quase estabilidade em janeiro passado, segundo dados divulgados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). 

Foram 526 novos empregos, após 3.740 admissões e 3.214 desligamentos. O resultado é altamente superior ao registrado no primeiro mês de 2022, mas inferior à geração de vagas de fevereiro do ano passado, período no qual houve uma geração de mais de 1,4 mil postos de trabalho.

Dentre as nove atividades avaliadas, apenas os estabelecimentos varejistas de cal, areia, pedra, tijolos e telhas apresentaram redução (-4 vagas) de empregabilidade. Já o melhor resultado em fevereiro foi obtido pelo varejo de ferragens e ferramentas (+134 vagas), seguido pelas lojas de materiais de construção em geral (+127 vagas).

Assim, considerando o desempenho acumulado dos últimos doze meses, do início de março de 2021 ao fim de fevereiro de 2022, há uma evolução de quase 5,9 mil novos postos de trabalho. As lideranças continuam com os grupos varejistas de ferragens e ferramentas (+1.436 vagas) e de materiais de construção em geral (+2.094 vagas). Nenhum grupo registrou mais desligamentos que admissões.

“Na análise dos números de janeiro foi dito que seriam necessários mais dados para fecharmos uma tendência do mercado de trabalho do varejo de materiais de construção da RMSP em 2022", comenta o economista Jaime Vasconcellos, consultor do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi). 

"Em fevereiro o cenário mostrado é que saldos positivos mais significativos até puderam ser observados, mas em ritmo substancialmente menores que na comparação com o mesmo mês de 2021, dado que ao contrapormos o resultado atual com o do ano passado, há arrefecimento de 63% na geração de empregos”, conclui.

www.sincomavi.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário