terça-feira, 19 de abril de 2022

IBEVAR ESTIMA ALTA NA INADIMPLÊNCIA NO VAREJO DESDE O INÍCIO DO ANO

Taxa média com atraso de pagamentos acima de 90 dias deve ir a 4,69%

Uma projeção do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) indica que a taxa média mensal de inadimplência no varejo de recursos livres das pessoas físicas deve alcançar 4,69%, o que representa um aumento de 0,01 ponto percentual em comparação ao esperado para março e 0,08 em relação à taxa real de janeiro deste ano.

Ainda segundo a entidade, os meses de maio e junho devem alcançar índices mais baixos, de 3,05% e 2,82%, respectivamente. “A tendência de alta no índice de inadimplência continua para abril e esse resultado decorre da pressão dos preços, inflação e sobre o rendimento das famílias", diz Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar.

"A redução esperada para maio e junho decorre da própria contração das despesas. Entretanto, essas projeções de maio e junho podem ser revisadas dependendo da evolução das vendas em abril, uma vez que, para sustenta-las, as condições econômicas das pessoas continuarão fortemente impactadas pela desvalorização monetária”, conclui Angelo. 

O resultado foi calculado com base na média entre os índices mínimos e máximos dos atrasos de pagamento acima de 90 dias, em torno de 4,34% a 5,03%. A inadimplência de pessoas físicas com recursos livres considera todas as operações com parcelas em atraso acima de 90 dias de atraso, com exceção das vinculadas ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

www.ibevar.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário