segunda-feira, 18 de abril de 2022

COBOGÓ MUNDAÚ, DA PORTOBELLO, RECEBE O IF DESIGN AWARD 2022

Produto apresenta história de sustentabilidade ambiental e socioeconômica

O cobogó Mundaú, uma cocriação da Portobello com os designers Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrosio, com o uso das técnicas do artesão Itamacio dos Santos, foi reconhecido com o prêmio IF Design Award 2022, em Berlim, Alemanha, na categoria Produto. O revestimento vazado apresenta uma história de sustentabilidade ambiental e socioeconômica. 

Ele nasceu do projeto “Maceió Mais Inclusiva Através da Economia Circular”, iniciativa conjunta realizada pelo BidLab, laboratório de inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento, e pela Prefeitura De Maceió, em parceria com a Braskem, o Sebrae Alagoas, a Desenvolve - Agência de Fomento de Alagoas e a Universidad Politécnica de Madrid. 

Também faz parte do ecossistema de inovação social da Lagoa Mundaú, do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), que apresenta um conjunto de inovações provenientes da socioeconomia circular.  O reaproveitamento da pesca do sururu, molusco considerado patrimônio cultural de Alagoas, deu origem à peça. 

Segundo informou a Portobello, a criação garantiu um novo destino a cerca de 300 toneladas de conchas que todos os meses paravam nas margens da Lagoa do Mundaú, poluindo a comunidade do Vergel, em Maceió. Ao utilizar a casca na criação do Cobogó Mundaú, a localidade também ganhou uma importante fonte de renda.

www.portobello.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário