segunda-feira, 18 de abril de 2022

AÇÃO DO IPEM-RO E RECEITA FEDERAL APREENDE FIOS E CABOS ELÉTRICOS IRREGULARES EM PORTO VELHO

Iniciativa visa o combate à concorrência desleal a segurança do consumidor

Na última quinta-feira, 14, uma nova ação do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO), em Porto Velho, resultou na apreensão de 178 rolos de fios e cabos elétricos por não estarem de acordo com as normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A ação foi realizada em parceria com a Receita Federal em uma transportadora da cidade. 

O nome da empresa não foi revelado. “O objetivo da operação em conjunto com a Receita Federal é de conferir se os materiais estão de acordo com as normas do Inmetro, garantindo assim a eficiência da mercadoria e a segurança nas instalações que utilizam esses produtos, sejam elas em residências, empresas, indústrias, dentre outros locais”, destacou o diretor técnico do Ipem-RO, Waldir Tschurtschenthaler Costa.

Vale destacar que a utilização de quantidade inferior de cobre na fabricação de fio e cabos elétricos tem sido combatido pelo Plano Nacional de Combate ao Mercado Ilegal. “Isso faz com que esses materiais estejam fora das normas estabelecidas e que está sendo fortemente combatida pelo Inmetro”, frisou o metrologista do instituto, Igor Argento.

O presidente do Ipem-RO, Theodoro Rahal, ressalta que a população precisa ficar atenta no ato da compra de produtos elétricos em estabelecimentos comerciais. O consumidor que encontrar, ou suspeitar de alguma irregularidade em produtos elétricos, pode informar à Ouvidoria do Ipem-RO, pelo e-mail ouvidor@ipem.ro.gov.br ou pelo telefone 0800 647 7277.

https://rondonia.ro.gov.br/ipem

Com portal Secom - Governo de Rondônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário