terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

PRÊMIO SALÃO DESIGN ANUNCIA VENCEDORES DE SUA 22ª EDIÇÃO

A premiação apresenta 12 prêmios em dinheiro e três menções honrosas

Foram anunciados, nesta semana, os vencedores da 22ª edição do prêmio Salão Design, que marca os 30 anos do projeto que é realizado pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (RS). Agora, as tradicionais categorias foram substituídas pela colocação em primeiro, segundo e terceiro lugares e mostrou tipologias diferentes de produtos, com novas possibilidades de uso e peças com aplicações diversificadas no ambiente.


O diretor do prêmio, Eduardo Nuncio, destaca que o evento já teve 14.213 mil projetos inscritos em sua trajetória e que a ideia surgiu em 1988, num momento crucial para a indústria moveleira nacional. Agora, ao todo, são 12 prêmios em dinheiro e três menções honrosas, além do Prêmio Madeiras Alternativas e o troféu Professor Orientador.

“Nesses 30 anos, criamos um ambiente de genuína troca entre os concorrentes, a organização e a comissão julgadora. Muitos dos principais nomes do design brasileiro da atualidade foram revelados a partir do prêmio, que estende seu alcance também para a América Latina”, comenta.

Os premiados na categoria Estudantes foram: a Coleção Diagonal, com design de Gabriel Paim Barbeiro (Universidade de Caxias do Sul-RS); A Mesa Quebrada, de Agustín dos Santos Farias (Escuela Universitaria Centro de Diseño/Montevidéu); e a Poltrona Flor, design de Artur de Menezes Fernandes (Universidade Norte do Paraná - Londrina-PR).

Na categoria Profissionais, as premiações foram para a Biblioteca Latorna, design de Marcela Coppari e Agustín Barrionuevo (Cordoba/Argentin); o HUM, design de Federico Mujica Iturria e Carolina Arias Bianchi, Muar Diseño (Montevidéu), e a linha Zina, design de Zanini de Zanine, Studio Zanini (Rio de Janeiro-RJ).

Além deles, outro premiados da categorias são a Luminária Costureira, design de André Ferri (Belo Horizonte-MG); A Poltrona Lina, design de Leo e Fernanda Mangiavacchi, Fantástico Studio di Design (Rio de Janeiro-RJ); e a Varanda, design de Menini Nicola e Bernardo Senna (Montevidéu).

Os vencedores da categoria Indústrias são a Mesa Falésia, Lider Interiores (Carmo do Cajuru-MG), com design de Amélia Tarozzo, Camila Fix, Flávia Pagotti Silva e Rejane Carvalho Leite; Plataforma 4, com estrutura em madeira maciça e tampo folhado;  e o Mini Nadda, Iluminar (Belo Horizonte-MG) com design de Francisco Esteban Terroba; e o O2 talheres, Alma Design d’Auteur (Curitiba-PR) com design de José Manuel Carvalho Araújo.

Outros prêmios 

Além de suas categorias, o prêmio também teve a categoria Madeiras Alternativas, que esse ano foi para a Penteadeira Nena, design de Mariana Beting Ferrarezi e Roberto Hercowitz, da Em2 Design (Rio de Janeiro-RJ). O Troféu Professor Orientador foi concedido ao professor Gabriel Deber, da Escuela Universitaria Centro de Diseño, de Montevidéu - Uruguai; e pelo projeto Mesa Quebrada, do aluno Agustín dos Santos Farias.

Já as menções honrosas da premiação ficaram com o Castiçal Veleiro, design de Giuliano Perretto e Max Kampa, Ventura Lab (Curitiba-PR); o F.LY, design de Andrea Bezerra de Carvalho Macruz, Nolii (São Paulo-SP). Por fim, o Hoop Lamp, design de Daniel Simonini e Niccolo Adolini; e Adolini Simonini, para Martinelli Luce (São Paulo-SP).


Nenhum comentário:

Postar um comentário