terça-feira, 5 de junho de 2018

CAMPINAS DECOR APRESENTA TENDÊNCIAS DE MÉTODOS CONSTRUTIVOS MODERNOS E SUSTENTÁVEIS

O Light Steel Frame é extremamente resistente e de rápida instalação

A mostra Campinas Decor 2018, que acontece até o dia 16 deste mês, na Fazenda Argentina, na cidade do interior paulista, apresenta as tendências em métodos construtivos modernos, leves e sustentáveis. De seus 41 ambientes, sete foram construídos especialmente para a exposição, com estrutura que valorizam o ambiente do local com baixa interferência, com predominância do Light Steel Frame e contêineres.


O Light Steel Frame, estrutura de aço galvanizado, é extremamente resistente e de rápida instalação. Está presente em ambientes como o Café, projetado pelos arquitetos Daniella Antunes e Gustavo Pigatto e pelo engenheiro civil Eduardo Costa; e a estrutura externa do lazer da piscina, assinado pela arquiteta e designer de interiores Andrea El Banat, pela arquiteta Gabriela Gonzalez e pelos paisagistas Daniela Caporossi e Ricardo Caporossi Júnior.

 O sistema é bastante difundido nos Estados Unidos e Europa e está crescendo no Brasil. Não utiliza tijolos, nem concreto, possibilitando uma construção mais limpa, rápida, independente de água, com baixo desperdício e alta durabilidade, chegando a 300 anos. No caso do espaço Café, ele foi construído em apenas 25 dias com 100% da estrutura.

Paralelamente, alguns espaços externos como o Loft de Vidro (da designer de interiores Gal Nunes), o Espaço Gourmet e Paisagismo (da arquiteta Adriana Bellão e do engenheiro agrônomo paisagista Alexandre Galhego) e a Antessala do Museu de Artes Visuais da Unicamp (projetada pela arquiteta Renata França Marangoni e pela designer de interiores Fabiana Soares) utilizaram contêineres marítimos em sua construção.

Por serem de instalação rápida, limpa e econômica, são tendência por todo o mundo. Para obter maior conforto térmico e garantir a durabilidade dos tecidos e móveis internos, foram utilizados, junto aos contêineres, vidros especiais refletivos e com proteção contra os raios UVA e UVB ( no Espaço Gourmet e Paisagismo e no Loft de Vidro.

A principal característica, entretanto, de todos os ambientes que foram construídos especialmente para a exposição, é a integração das estruturas com a vegetação nativa e a valorização da paisagem da Fazenda Argentina. Todos os espaços foram criados de modo a respeitar ao máximo a natureza e valorizar sua exuberância como atração da mostra.

www.campinasdecor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário