quarta-feira, 27 de junho de 2018

PROTESTE ALERTA CONSUMIDOR PARA FALSA SUSTENTABILIDADE DAS MARCAS

A associação analisou campanhas para verificar veracidade do discurso

Pensando em esclarecer para o termo Greenwashing, que define o fato de algumas marcas usarem frases ecológicas para vender produtos que não necessariamente preservam o meio ambiente, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), realizou uma análise para verificar a veracidade do apelo ambiental de algumas empresas.


Nos últimos cinco anos, foram analisados produtos de supermercados, papelarias e até do setor automotivo, sendo que os fabricantes que cometeram Greenwashing foram denunciados pelo Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar). O ógão atendeu às denúncias da Proteste referentes à publicidade de motos e carros. A Fiat, por exemplo, mudou o anúncio do seu "pneu super verde" usado no Uno 2017, mesmo fabricado pela Pirelli.

Já a Chevrolet, que chamou o pacote de avanços mecânicos nos modelos Onix, Cobalt e Montana de "eco", foi obrigada a retirar as referências à melhoria de emissões do sistema. A Ford também precisou alterar o apelo à sustentabilidade do sistema do motor Ecoboost. A tecnologia prometia economia de combustível e baixa emissão de CO2, com alta performance.

Portanto, independentemente do setor, o consumidor deve ficar atento a essas e outras armadilhas que as marcas utilizam para oferecerem seus produtos. Uma dica é observar a embalagem e a composição material da mercadoria. Ao encontrar anomalias, a orientação é que o mesmo esclareça dúvidas com um órgão de defesa do consumidor, tal como a Proteste.

www.proteste.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário