sábado, 9 de junho de 2018

DISENSA LANÇA FRANQUIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO NO BRASIL

A empresa projeta um investimento no país de cerca de US$ 8 milhões

Com a agressiva meta de abrir 350 lojas nos próximos quatro anos, a Disensa, franquia de materiais de construção franco-suíça chega ao Brasil. Criada pelo grupo LafargeHolcim, a rede conta com mais de mil lojas em toda a América Latina. Em fevereiro deste ano, a empresa abriu as  primeiras nove unidades no Rio de Janeiro.


Segundo Patricia Gouvêa, responsável pela operação da empresa no país, a instalação da Disensa em solo nacional demorou a chegar por conta da crise econômica. O objetivo é fechar 2018 com 90 e que, nos próximos anos, o Brasil represente 15% a 20% do faturamento da LafargeHolcim.

“Nos últimos anos o nosso setor foi muito impactado por tudo que aconteceu no Brasil. Mas no ano passado, a gente entendeu que a economia estava dando um sinal diferente, de segurança. E aí vimos que era uma boa hora para iniciar a operação”, diz.

Nos próximos cinco anos, a empresa projeta um investimento no país de US$ 8 milhões, cerca de R$ 30 milhões. De acordo com Patrícia, a razão de investir no varejo se dá pelo fato de que 60% do volume de vendas da LafargeHolcim vai para este setor. Apenas a rede Disensa espera faturar US$ 500 milhões este ano. O restante fica no segmento técnico, como grandes construtoras e empreiteiras.

A empresa espera substituir as antigas lojas de materiais de construção de bairro pelas unidades da Disensa. “Um movimento similar ao que aconteceu com as farmácias”, diz Patrícia. Por isso, afirma a executiva, a operação se iniciou no Rio de Janeiro. “Uma região conhecida pelas lojas de bairro.”

Questionada sobre a possibilidade de tirar empreendedores mais “tradicionais” do mercado, ela responde que a empresa se preparou para isso. A franqueadora fechou uma parceria com o Sebrae para dar aos franqueados um ano de capacitação em gestão de negócios. Além disso, garante todos terão acesso a uma análise de mix de produtos, para não perderem dinheiro comprando produtos que não vendem.

“A gente não quer descaracterizar o atendimento de bairro. Estamos investindo na capacitação do lojista, porque a relação tem que ser boa para todo mundo. Os meus royalties são cobrados em cima do faturamento da loja. Se ele não vai bem, o meu negócio também não. Nossa intenção é dar suporte para o empreendedor se profissionalizar e se tornar mais competitivo”, destaca a executiva.

Cada unidade conta com cerca de sete mil produtos. A principal categoria é de materiais básicos, com itens como areia, tijolo e cimento e, em segundo, produtos hidráulicos. “Mas a que dá mais margem para o lojista é a de acabamento”, diz.Além das nove unidades abertas no Rio de Janeiro, a rede já conta com mais 20 contratos assinados. Ainda este ano, a Disensa deve chegar às regiões de Minas Gerais e São Paulo.

www.disensa.com.br

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