segunda-feira, 15 de junho de 2020

TÜV SÜD BRASIL APROVA NOVO MODELO DE LUVA QUE TORNA MAIOR A SEGURANÇA NOS CANTEIROS DE OBRAS

EPI feito de DuPont™ Kevlar® elimina cortes e abrasões em construções

Pertencente ao grupo alemão Tüv Süd, a Tüv Süd Brasil, divisão de engenharia consultiva, responsável pelo gerenciamento e fiscalização de construções e empreendimentos de infraestrutura, realizou estudos de campo e de indicadores de desempenho para erradicar a ocorrência das pequenas lesões nas mãos dos trabalhadores dos canteiros de obras.


Como as lesões se repetiam nas obras mesmo com o uso de luvas de raspa ou de lona, a empresa iniciou a procura por um equipamento de proteção individual (EPI) mais adequado. "Abrasões e cortes muitas vezes não são graves, dissuadindo seus registros como acidentes de trabalho. Mas até uma pequena escoriação prejudica a capacidade laboral", pondera Leo Eduardo Couto Queirolo, engenheiro coordenador geral da Tüv Süd Brasil.

A ideia foi adotar uma luva não apenas mais resistente, mas também confortável e que não prejudicasse a destreza dos trabalhadores. Assim, com o apoio técnico das empresas DuPont e Balaska, o projeto obteve o resultado esperado por meio de uma luva de proteção com a tecnologia DuPont™ Kevlar®.

Numa série de testes em laboratórios e obras, o novo produto foi aprovado pela Tüv Süd Brasil e pelos usuários. A sua implantação foi apoiada por um programa de treinamento, em que os trabalhadores aprenderam desde noções sobre como prevenir lesões nas mãos até as melhores práticas de uso, armazenagem e higienização do EPI .

Nos oito primeiros meses após a introdução da novidade, em 2019, nenhum acidente de corte ou abrasão foi registrado nas obras gerenciadas pela companhia. "Além do grande aumento do nível de segurança, a maleabilidade é elogiada pelos usuários. O conforto e a flexibilidade das novas luvas de Kevlar® trouxeram uma revolução para os canteiros de obras", avalia Queirolo .

A cor é outro diferencial das novas luvas. Por serem pretas, elas mostram menos as sujidades, contribuindo para um aspecto mais profissional nos trabalhos. Além disso, são laváveis e reutilizáveis por até quatro vezes, uma característica sustentável por diminuir significativamente o volume do descarte de materiais .

www.tuv-sud.com.br/br-pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário