terça-feira, 16 de junho de 2020

LINHAS DA ROCA CERÁMICA HOMENAGEIAM E RESGATAM A HISTÓRIA DOS AZULEJOS DE TODO O MUNDO

Técnica era usada pelos egípcios, que decoravam edifícios e mesquitas

Para resgatar a história da azulejaria de todo o mundo, a Roca Cerámica - detentora das marcas Roca Cerámica e Incepa - oferece em seu portfólio diversas linhas que homenageiam essa referência e suas características únicas.


“Os azulejos foram difundidos pelos islâmicos e chegaram à Europa, ganhando novos tons e texturas. Hoje, são facilmente lembrados pela azulejaria portuguesa, que se tornou muito popular aqui no Brasil, já na época de colônia e império”, diz Christie Schulka, marketing manager da Roca Brasil Cerámica.

Relembrando a conhecida azulejaria portuguesa, a linha Porto (20 x 20cm) tem peças com grafismos levemente desgastados e no característico tom de azul. Como é comum dos azulejos, tem pequeno formato e é indicado para paredes. Já os revestimentos marroquinos inspiraram a linha Marrocos (30 x 90cm), com grafismos em suave relevo sobre a peça que, retificada, possibilita a criação de painéis contínuos e sem emendas visíveis.

Também de inspiração marroquina é a linha Zellige (20 x 20cm). A técnica de mosaico tinha a estrela como um dos desenhos mais característicos, assim como as tonalidades de azul e vermelho. Os revestimentos cerâmicos da linha são indicaos para decorar banheiros, cozinhas, ambientes comerciais, entre outros ambientes.

Veja mais opções de linhas:

Maiólica (foto)

Influenciada pela cerâmica renascentista, e em formato 20 x 20cm, revisita o aspecto artesanal da técnica italiana em que as peças eram decoradas e queimadas manualmente. Com cores marcantes e estampas clássicas da época, ela apresenta traços de desgaste natural e nuances destonalizadas que reforçam o seu caráter lúdico.

Olaria

No formato 15 x 15cm, tem paleta de cores levemente destonalizada e bordas irregulares, valorizadas pelo efeito maiólica, conferindo um vitrificado irregular característico dos azulejos feitos a mão. Peças decoradas com arabescos em alto relevo, também em candy colors, complementam a série. A linha ganhou ainda uma peça nostálgica, com estampa de limão siciliano.

Vênus

Também retrô, mas com uma modernização nos tons metálicos e formato 21.5 x 21.5cm, a linha conta com desenhos orgânicos em tons metálicos sobre um fundo acetinado. A sua paginação proporciona continuidade dos grafismos e resulta em um efeito óptico diferenciado.

www.rocaceramica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário