quarta-feira, 17 de junho de 2020

ÍNDICE ABRAMAT: INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO REGISTRA FATURAMENTO MAIOR NO MÊS DE MAIO

A metodologia da FGV reflete os impactos da pandemia no resultado

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou nesta quarta-feira, 17, a nova edição da sua pesquisa Índice, elaborada pela Fundação Getulio Varga (FGV), com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o faturamento da indústria de materiais de construção.


A pesquisa aponta que em maio de 2020 o setor faturou 10,6% mais do que em abril de 2020, porém 24,8% a menos que em maio de 2019. No acumulado dos últimos 12 meses, apresenta queda de 5,1%. Já no acumulado (de janeiro a maio) deste ano, o indicador tem queda de 13,3% em relação ao mesmo período de 2019.

O Índice da Abramat também aponta que abril 2020 apresentou uma queda de 33,7% em relação ao mesmo mês de 2019. Ainda destaca que maio já apresentou melhora em relação a abril, que foi até o momento o pior resultado de toda a série histórica do levantamento da entidade.

"As previsões apontam para uma retração dos efeitos da pandemia a partir de maio em vários estados do país, que iniciaram processos de flexibilização das medidas restritivas, porém ainda há riscos nesse processo e incertezas sobre os impactos negativos na economia neste momento de crise e também no pós-crise", diz o presidente da associação, Rodrigo Navarro.

Ainda de acordo com o executivo, a revisão da estimativa de resultado para 2020 deve ser divulgada na edição de julho do Índice, quando haverá mais dados oficiais. Quanto aos empregos no setor, a Abramat esclarece que como a FGV utiliza como fonte primária o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), cuja última edição disponibilizada pelo governo é relativa a dezembro de 2019, publicará informações sobre as vagas somente após a atualização dos dados.

www.abramat.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário