segunda-feira, 10 de agosto de 2020

AUTOCONSTRUÇÃO E CONTINUIDADE DE OBRAS DO SETOR IMOBILIÁRIO MANTÉM AQUECIMENTO DAS VENDAS DE CIMENTO

A indústria ainda continua atenta ao comportamento do consumo no país

O Sindicato da Indústria do Cimento (Snic) informou que após um surpreendente crescimento do setor a partir de maio e junho deste ano, impulsionando os resultados do primeiro semestre, o mês de julho manteve a mesma performance positiva, principalmente por conta da autoconstrução (residencial e comercial) e a continuidade de obras do setor imobiliário, as mesmas razões dos últimos meses.

Atualmente, esses meios de consumo respondem por aproximadamente 80% da demanda no país e colaboraram com as vendas do cimento no mercado interno, que atingiram em julho 5,9 milhões de toneladas, um crescimento de 18,9 % em relação ao mesmo mês de 2019 .

No acumulado do ano (janeiro a julho), os números também foram positivos, chegando a 32,9 milhões de toneladas, um aumento de 6,5% comparado ao mesmo período do ano passado. Ao se analisar a venda de cimento por dia útil em julho, 235,6 mil toneladas, a curva também é crescente, com um aumento de 2,4% sobre junho deste ano e de 18,6 % em relação ao mesmo mês de 2019.

"Apesar da preocupação com as incertezas que cercam a construção civil no segundo semestre, principalmente pela ausência de novos lançamentos imobiliários e o aumento do desemprego, enxergamos o desempenho do setor até agora, de forma bastante positiva", destaca Paulo Camillo Penna, presidente do Snic.

"Seguimos em uma trajetória ascendente que se iniciou em 2019 depois de quatro anos de queda, uma capacidade ociosa acima dos 45% e fechamento de 20 fábricas e dezenas de fornos acarretando numa brutal queima de capital. Esta recuperação ainda é pouco perto do prejuízo acumulado, mas já enxergamos um novo momento para a indústria do cimento no país", conclui.

www.snic.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário