Reunião na Fiesp abordou requisitos a serem seguidos pelos fabricantes
A Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer) realizou na última quarta-feira, 30, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), uma reunião com um grupo de representantes do setor de cerâmica vermelha, criado em 2019 pela entidade.
Na ocasião, o coordenador do grupo, Bruno Frasson, engenheiro da Anicer e chefe de secretaria do Comitê Brasileiro de Cerâmica, ressaltou que as telhas já fabricadas atualmente poderão continuar com seus projetos atuais. No entanto, a fabricação dos modelos padrão deverá seguir todos os requisitos, como geometria, dimensional, galga, afastamento dos pinos etc.
“Os modelos de telhas também buscam atender à norma de desempenho, assim foi feita a caracterização de desempenho das telhas no início do estudo, após diversas melhorias, testes-pilotos em diversas fábricas até chegar-se no modelo atual”, destacou Frasson.
Além de ceramistas, também participaram da reunião os fabricantes de moldes Formattec (RS) e Icon (SC), que também fazem parte do grupo de estudo. Estima-se que o estudo sobre o tema deve terminar daqui a quatro meses. Após a aprovação pela Comissão de Estudos de Telhas Cerâmicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), os modelos entrarão na norma NBR 15.310.
Nenhum comentário:
Postar um comentário