quinta-feira, 9 de maio de 2019

ESTUDO DA EMPRESA JUNTOS SOMOS MAIS MOSTRA QUE MAIS DE 50% DAS LOJAS DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO NÃO POSSUEM GESTÃO PROFISSIONALIZADA

Pesquisadas não têm equipes uniformizadas e nem gestores capacitados

A Juntos Somos Mais apresenta um raio-X segmentando as lojas de materiais de construção de acordo com seu nível de maturidade. A empresa é detentora do maior programa de fidelidade do varejo de materiais de construção, o Juntos Somos +, que funciona como um plano de benefícios para lojistas, seus vendedores e profissionais da obra, e do maior marketplace B2B do setor.


O estudo classificou as lojas de materiais de construção do Brasil em classes A, B/C e D/E - similares às utilizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para estratificar a população de acordo com o status socioeconômico - e constatou que há amplo espaço para a modernização e profissionalização desses estabelecimentos.

Assim, as classes criadas para mensurar o nível de profissionalização dos varejistas são baseadas em fatores como atendimento, sistemas de informação e profissionalização dos vendedores. O raio-X conclui que os estabelecimentos se encontram majoritariamente (57%) nas Classes D/E, enquanto 31% estão nas Classes B/C e somente 11% à Classe A, em termos de maturidade de gestão.

Já a gestão familiar é adotada em 87% das lojas analisadas, dentre as quais mais da metade (51%) não têm profissionais capacitados para atuar no setor varejista. Além disso, apesar de 93% das lojas possuírem computador e internet, apenas 33% contam com leitor de código de barras e 45% possuem software de gestão.

Quando analisadas estritamente as lojas classificadas como D/E, os números mostram que nenhuma delas possui gestão profissionalizada e apenas 30% possuem gestão familiar com alguma capacitação. Por sua vez, apenas 13% delas utilizam software de gestão, contra 85% das lojas nas classes B/C. Com relação ao time de vendas, apenas 28% das lojas D/E possuem equipe uniformizada, parcela que chega a 90% nas lojas classificadas como B/C.

O estudo levou a Juntos Somos Mais a expandir o seu catálogo de prêmios e portfólio de empresas participantes, possibilitando ao varejista resgatar uniformes, cursos de gestão e, por meio da parceria com a Linx, ter acesso a softwares de gestão de última geração.

Vale destacar que, desde o início do programa, em 2014, já foram resgatados mais de 350 mil prêmios. A expectativa da empresa é que os resgates possibilitem um maior desenvolvimento das lojas e consequentemente uma "ascensão social" na pirâmide de classificação das lojas Classes D/E para as Classes B/C e destas para a Classe A.

www.juntossomosmais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário