domingo, 12 de maio de 2019

FALTA DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL É ENTRAVE PARA O CRESCIMENTO DO SETOR DE CONSTRUÇÃO A SECO NO BRASIL

Deficiência será discutida em São Paulo (SP) no 4º congresso do segmento

O Light Steel Frame, conhecido como método de construção a seco, e que chegou ao Brasil no anos 90, vem sendo utilizado em mais de 50 países e mostra-se a cada ano uma alternativa economicamente viável e com claras vantagens competitivas, como o menor tempo de obra, a sustentabilidade e a limpeza nos canteiros, com menos geração de resíduos.


Porém, esse sistema construtivo (que usa perfis leves de aço galvanizado em conjunto com fechamento em placas cimentícia ou drywall) ainda carece de mão de obra e de capacitação profissional, o que torna ainda mais importante a realização do 4º Congresso Latino-Americano Steel Frame, que acontece nos dias 28 e 29 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP).

"Este é um desafio no setor da construção como um todo e, maior ainda, no segmento de Light Steel Frame. Percebemos a necessidade de qualificação profissional em todas os níveis, desde o engenheiro e arquiteto até o projetista e montador. Por ser uma construção diferenciada o LSF exige conhecimento", explica a diretora do evento, Luana Carregari.

Vale destacar que o segmento emprega 2.798 colaboradores no Brasil, que atuam com perfis para LSF e Drywall. Houve um crescimento no último ano de 3,3% no total de trabalhadores, um índice ainda considerado tímido. Entre as razões que são apontadas como entrave para um maior desenvolvido é o pouco conhecimento que o mercado tem da tecnologia e suas vantagens.

Outro fator importante é a falta de um maior comprometimento das lideranças do setor da construção. Hoje, no Brasil, são poucas escolas técnicas e universidades que estão capacitando a mão de obra para atuar com o método. Porém, é indispensável que este cenário mude, diante do crescimento que o Light Steel Frame tem obtido no país.

www.congressosteelframe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário