quarta-feira, 29 de maio de 2019

DECA LAB POR RICARDO BELLO DIAS É A ATRAÇÃO NA CASACOR SÃO PAULO

Projeto é inspirado em nave espacial para discutir tecnologia e design

A Deca apresenta este ano na CasaCor São Paulo um espaço para despertar a atenção para temas em torno da sustentabilidade, da tecnologia a favor do bem-estar e de como se preparar para o futuro. Assim, pensando em soluções para estas questões e para seguir com o tema da mostra, Planeta Casa, com o uso da tecnologia, a marca convidou o arquiteto pernambucano, radicado em Milão, Ricardo Bello Dias para assinar o seu espaço.


Nessa linha, Bello Dias projetou o Deca Lab, um projeto conceitual que oferece uma oportunidade de reflexão e de transpor os visitantes da mostra para outros locais. Em formato de nave, o profissional apresenta um laboratório futurista onde a pesquisa é o cerne da inovação e do design, um local que permite ao homem explorar o universo sem fronteiras.

O Deca Lab fica no centro da mostra, possui oito metros de diâmetro e é feito de uma estrutura metálica nas cores cobre e preto. A nave fica apoiada sobre um espelho d'água, com quatro pontos de saída de água, como se fossem gêiser (lançando uma coluna de água para cima). Uma passarela atravessa a instalação, dando acesso pelos dois lados do ambiente.

A parte interna da nave, uma espécie de estação espacial, foi inspirada no Ciclo de Krebs da Criatividade, esquema desenvolvido por Neri Oxman, arquiteta, designer e membro do MIT - Media Lab -, que descreve a produção de energia intelectual a partir da interação dos quatro campos de exploração da criatividade: Ciência, Engenharia, Design e Arte.

Assim será dividida a nave, situada em Marte, trabalhando estas temáticas e fazendo o uso dos produtos Deca de maneira mais humanizada, pensando no desenvolvimento humano sustentável. Em uma das partes do espaço, encontra-se o quarto com uma cama – espécie de cápsula de regeneração.

O banheiro apresenta o Chuveiro 3D com um design vazado de tramas entrelaçadas no acabamento Black Matte e a Bacia LK suspensa ébano fosco. Com sistema de regulagem de altura, a bacia se adequa a cada pessoa e oferece conforto, sendo possível posicioná-la de modo que a perna fique flexionada a 35 graus, posição ergonomicamente ideal.

Bello Dias também desenvolveu quatro modelos de torneiras, cada uma para um tema trabalhado na nave. Um destes modelos é uma torneira de mesa bica alta com uma argola acoplada logo abaixo, por onde o acionamento é feito por meio de um toque. Dos cinco exemplares da torneira instalados no Deca Lab, quatro delas são funcionais e uma sai líquidos na cor metálica, cobre e dourada. Há, ainda, as cubas de apoio redonda L.311, do Jader Almeida, no acabamento ébano fosco.

Por fim, contornando a parte interna do ambiente, quatro mesas de quatro metros de comprimento servirão de apoio para os produtos da Deca. Na parte de cima delas, telões de vidros transmitirão imagens de Marte, vídeos científicos e de artistas digitais mesclados a imagens de processos tecnológicos e design que já fazem parte da realidade da empresa. No final da tarde, a imagem do planeta vermelho será projetada no paredão de 14 x 8 metros de altura na praça de frente à nave.

www.deca.com.br

www.casacor.abril.com.br/mostras/sao-paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário