quarta-feira, 8 de maio de 2019

MUSEU DA CASA BRASILEIRA ABRE INSCRIÇÕES PARA O 33º PRÊMIO DESIGN

Para avaliar os trabalhos, a premiação terá duas comissões julgadoras

O Museu da Casa Brasileira, em São Paulo (SP), abre inscrições para o 33º Prêmio Design MCB. Os interessados em concorrer nas categorias Produtos (Construção, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Transportes, Utensílios) e/ou Trabalhos Escritos (Publicados e Não Publicados) poderão se inscrever até o dia 03 de julho pelo site da instituição.


“A premiação, realizada desde 1986, tem como objetivo principal reconhecer a excelência do design brasileiro, valorizar a atuação dos profissionais e, consequentemente, incentivar e fortalecer a área”, explica Miriam Lerner, diretora geral do Museu, que aproveita para comunicar alterações. “Estamos provendo mudanças na premiação; na edição de 2019 as categorias de protótipos serão eliminadas e, para o próximo ano, uma nova estrutura será implantada”, anuncia.

Para avaliar os trabalhos, a premiação contará com duas comissões julgadoras. Na categoria Produtos, pelo segundo ano consecutivo, a coordenação será de Levi Girardi, designer formado pela FAAP-SP, CEO e sócio fundador do estúdio de design e inovação Questtonó, com sedes em São Paulo, Rio de Janeiro e Nova York.

A avaliação se dará em duas fases. Na primeira, os concorrentes devem enviar pelo sistema de inscrição as imagens dos projetos, memorial descritivo e detalhamento técnico. Os selecionados pela comissão julgadora deverão entregar para a segunda fase um exemplar físico para análise, sendo que este ano só poderão ser inscritos projetos desenvolvidos nos últimos cino anos.

Para coordenar a categoria Trabalhos Escritos, cujo tema central é ligado ao campo do design, este ano o prêmio terá Teresa Riccetti, docente e pesquisadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, no curso Design, e doutora em Ciências pela Unifesp, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP e, no período de 1990/91, foi membro da equipe de designers do Laboratório Brasileiro de Design – LBDI/CNPq (Florianópolis, SC).

Os trabalhos escritos serão avaliados em uma única fase.  A modalidade de ‘Trabalhos Escritos Publicados’ analisará obras em formato livro impresso, em primeira edição, nos últimos três anos, obrigatoriamente com ISBN e ficha catalográfica presentes na publicação, cujos direitos autorais pertençam ao participante ou que possuam devida autorização. Já em ‘Trabalhos Escritos Não Publicados’ considerará trabalhos de pós-graduação stricto sensu (dissertações, teses e livre-docência) apresentadas nos últimos três anos.

Os participantes poderão concorrer em quantas categorias desejar, com diferentes trabalhos. A autoria dos projetos pode ser individual ou em grupo de até 15 pessoas. A taxa de inscrição tem desconto de 50% para estudantes e amigos do MCB e 20% para anunciantes e leitores da Revista L+D e associados da Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign).  O resultado do concurso será divulgado no dia 23 de outubro.

www.mcb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário