quinta-feira, 21 de maio de 2020

FINEP-MCTIC E ANFACER FIRMAM PARCERIA PARA FINANCIAMENTO AO SETOR CERÂMICO

A ideia é fomentar o crescimento do setor de cerâmica após o Covi-19

A Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer) firmaram parceria para oferecer linhas de financiamentos às empresas associadas da entidade e fomentar o crescimento do setor de cerâmica.


A iniciativa tem como objetivo de fomentar o crescimento do setor, sempre com o foco na inovação, tanto para o processo de produção como para o produto final. Os recursos poderão ser aplicados também na compra de equipamentos, investimento em parque fabril, entre outras ações para a retomada da economia.

Para facilitar a estruturação dos Planos Estratégicos de Inovação (PEI) pela indústria, a Anfacer conta com a parceria do Centro Cerâmico do Brasil (CCB). “A realização do acordo de cooperação com a Finep-MCTIC reforça o papel da Anfacer no auxílio de contribuir com a inovação e sustentabilidade no setor”, afirma Maurício Borges, CEO e presidente-executivo da entidade.

“Esse acordo chega em um momento muito importante, já que sabemos que a inovação da indústria será peça chave na retomada do mercado no momento pós COVID-19. Contamos com o CCB no suporte técnico de alto nível às empresas, para a elaboração de todos os planos estratégicos de inovação”, conta Anderson Vieira, Consultor de Qualidade e Inovação da Anfacer.

“Nosso objetivo é aproximar as empresas da cadeia produtiva de cerâmica dos centros de pesquisa e também das startups, com vista à realização de ações de apoio necessárias ao atendimento das principais dificuldades enfrentadas por essa indústria, incentivando a inovação na cadeia produtiva desse setor, fomentando a melhoria do desempenho e qualidade dos seus produtos", afirmau o diretor de Inovação da Finep, Alberto Dantas.

Perfil 

Possuem o perfil para buscar o financiamento, empresas brasileiras de pequeno, médio ou grande portes que estejam dispostas a realizar os Planos Estratégicos de Inovação. Eles serão avaliados pela Finep e, se aprovados, enquadrados em linhas de ação conforme metodologia própria da financiadora, na qual são avaliados o grau e a relevância da inovação para o setor econômico.

Apresentação de Proposta

Empresas com receita operacional bruta anual ou anualizada igual ou superior a R$ 90 milhões, com propostas no valor mínimo de R$ 5 milhões, devem submetê-las diretamente à Finep. E empresa deve se cadastrar no sistema de operações de crédito da entidade e, após a inscrição, será indicado o gerente de relacionamento responsável por auxiliar no cadastro do Plano Estratégico de Inovação.

www.anfacer.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário