segunda-feira, 1 de junho de 2020

GOVERNO DE PERNAMBUCO LANÇA PLANO QUE ESTABELECE RETORNO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS

A flexibilização será por fases e monitorará os níveis de contaminação

Com o final do período de intensificação da quarentena em Pernambuco, o governo estadual anunciou nesta segunda-feira, 1º/06, o “Plano de Monitoramento e Convivência com a Covid-19”, que determina a retomada gradual e planejada das atividades econômicas em todo o Estado. O cronograma prevê de que forma 32 setores econômicos terão as medidas restritivas flexibilizadas.


Também prevê como será a carga operacional desse retorno, que seguirá protocolos gerais e específicos para evitar a transmissão da doença. Em seguida, o ciclo de reabertura gradativa chegará à flexibilização total ao final de um período de 11 semanas. O calendário, porém, poderá ser antecipado ou prorrogado, dependendo do comportamento da curva de contaminação.

De acordo com o plano, serão priorizados a relevância socioeconômica dos setores e os riscos que o retorno de cada atividade pode representar para a área de saúde. Os próximos 15 dias servirão como teste da segurança e os impactos na saúde da população. O destaque é que já a partir de hoje poderão operar lojas físicas de material de construção, com novos protocolos de atendimento.

Já a partir do próximo dia 08, a construção civil também iniciará o retorno gradual, tanto na Região Metropolitana do Recife, com as obras sendo liberadas com 50% dos funcionários e no horário das 9h00 às 18h00; e no interior, igualmente com 50% de colaboradores e sem a determinação de horário.

O estudo que determina as etapas de convívio e reabertura das atividades econômicas foi produzido ao longo dos últimos dois meses pelo Comitê Socioeconômico de Enfrentamento ao Coronavírus, do Governo do Estado, em diálogo com as federações de representações empresariais e a consultoria Deloitte, que utilizou pesquisas de referência mundiais e nacionais.

Com portal PE.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário