domingo, 25 de novembro de 2018

ABILUMI REALIZA TESTES PARA AVALIAR DESEMPENHO DE LÂMPADAS LED

Entidade nacional coletou três amostras de diferentes modelos e marcas

A Associação Brasileira de Fabricantes e/ou Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi) anunciou a realização de testes básicos para verificar o desempenho dos produtos em relação às portarias Inmetro nº 389 (RTQ) e nº 144 (RAC), envolvendo critérios como potência, fator de potência, fluxo luminoso, eficiência nergética, EMC e índice de reprodução de cor.


Para tanto, foram coletadas três amostras de diferentes modelos e marcas no primeiro semestre de 2018. Dos 34 modelos avaliados, 27 possuem a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Do total, 14 apresentaram não conformidades, sendo nove certificados e cinco não.

Dentre os 27 modelos certificados avaliados, todos tiveram desempenho satisfatório nas avaliações de potência e IRC. Já no quesito fluxo luminoso, seis amostras (22%) apresentaram problemas. No teste de EMC, duas amostras foram reprovadas, e no de Fator de Potência, apenas uma não atingiu o nível esperado. Isso significa que dentre essas 27 lâmpadas certificadas, um terço apresentou não conformidades.

Entre os modelos avaliados sem a certificação do Inmetro, todos passaram no teste de potência. Os maiores problemas se concentraram nos quesitos fator de potência e EMC, em que cinco das sete amostras tiveram não conformidades, seguidos por IRC (três amostras reprovadas) e fluxo luminoso (uma amostra reprovada).

A Abilumi reforça a importância da certificação no Brasil acompanhar tendências mundiais, uma vez que a tecnologia evolui muito rápido. Hoje existem algumas exigências exclusivas para o País, que criaram um produto diferente do usado no mundo todo, “especial” e mais caro para os nossos consumidores, o que mostra que precisamos nos adequar.

www.abilumi.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário