sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

FISCALIZAÇÃO DO IPEM-AM ENCONTRA IRREGULARIDADES EM LOJAS E INDÚSTRIAS DE FIOS E CABOS ELÉTRICOS

Produtos dos estabelecimentos foram interditados e as empresas autuadas

Lojas comerciais e indústrias de fios e cabos elétricos de Manaus (AM) receberam, nos dias 18 e 19 deste mês, a fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM). Na ocasião, cerca de 50 amostras de rolos de fios e cabos com dimensões variadas foram testadas in loco, e identificadas irregularidades em três indústrias e uma loja, totalizando 1.102 produtos.


Os produtos foram interditados e as empresas autuadas com prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM. A fiscalização também encontrou mercadorias sem registro, mas que a empresa continuava vendendo de forma irregular. As multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Segundo o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, todos os produtos estavam fora das especificações do Inmetro. "Todos os produtos estavam com resistência acima da tolerância prevista em portaria do Inmetro, o que pode ocasionar um superaquecimento dos mesmos durante a utilização", disse.

Certificação 

A ação visa atender o cumprimento da Portaria nº 640/2012 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no que se refere aos fios e cabos elétricos que devem ser certificados compulsoriamente, com o processo de avaliação da conformidade regulamentado pelo instituto federal.

Os mesmos devem apresentar, na etiqueta de identificação e diretamente no produto, o selo do Inmetro, junto com o número de registro do produto, e seu número de identificação. Além disso, deve conter todos os dados do fabricante, como endereço, CNPJ, telefone para contato.

"Por isso, é importante identificar essas empresas, para que possamos solicitar o cancelamento de registros das mesmas junto ao Inmetro", concluiu Márcio Brito. Para isso, denúncias podem ser feitas à Ouvidoria do Ipem-AM, por meio do 0800 092 2020, que funciona das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

www.ipem.am.gov.br

Com: Ipem AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário