terça-feira, 15 de setembro de 2020

ETERNIT RECEBE REGISTRO PARA A FABRICAÇÃO DA PRIMEIRA TELHA FOTOVOLTAICA DE CONCRETO DO PAÍS

Tégula Solar, empresa do grupo Eternit, iniciou a produção sob demanda

A Eternit recebeu no início deste mês o registro do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para a telha fotovoltaica de concreto BIG-F10 - a primeira desse material com tecnologia desenvolvida no Brasil. Ela capta energia solar para a produção de energia elétrica a partir de células fotovoltaicas aplicadas diretamente nas telhas, sem a necessidade de painéis adicionais.

O modelo já tinha a aprovação do instituto e agora está certificado sob o registro 005443/2020. "Somos a única companhia brasileira a produzir localmente um produto revolucionário que irá ajudar a diminuir o consumo de energia tradicional de forma ecológica, ao mesmo tempo em que promove eficiência no uso", afirma Luís Augusto Barbosa, presidente do grupo Eternit.

Assim, a Tégula Solar, empresa que pertence ao grupo Eternit, iniciou a produção sob demanda na sua fábrica de Atibaia, no interior paulista, para projetos-pilotos em parceria com clientes selecionados em locais residenciais, comerciais e de agronegócio. A comercialização em todo o país está prevista para o primeiro semestre de 2021.

Vale destacar que cada telha de concreto da Eternit Solar produz 9,16 watts e tem dimensão de 365 x 475mm. A capacidade de produção média mensal de uma única telha é de 1,15 Kilowatts hora por mês (kwh/mês). 

A estimativa é que essa tecnologia seja vantajosa para o consumidor ao permitir entre 10% e 20% de economia no valor total da compra e da instalação das telhas fotovoltaicas, em relação aos painéis solares montados em cima de telhados comuns. O retorno sobre o investimento ocorre dentro de um período relativamente curto, de 3 a 5 anos, dependendo do sistema.

www.eternit.com.br

www.tegula.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário