quinta-feira, 17 de setembro de 2020

TERMÔMETRO ANAMACO MOSTRA QUE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO TÊM ALTA DE VENDAS NO ÚLTIMO TRIMESTRE

Varejistas confirmam melhora sobre os três meses imediatamente anteriores

A nova edição do Termômetro Anamaco, pesquisa realizada pela Associação Nacional de Comerciantes de Material de Construção, em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), mostra que a percepção de 54% dos varejistas de materiais de construção do país é de alta nas vendas de junho, julho e agosto. Eles afirmam ter notado a média de melhora em relação aos três meses imediatamente anteriores. 

O porcentual foi o mesmo da pesquisa referente a maio, junho e julho. Já o número nacional, porém, esconde a oscilação regional de faturamento. A percepção de crescimento nas vendas no Sudeste passou de 52% para 46%. No Norte, ela foi de 64% para 53% e no Centro Oeste, de 62% para 57%. No sentido oposto, nos últimos três meses, no Nordeste passou de 57% para 69% e no Sul, de 50% para 57%.

Sobre as vendas do mês passado em relação a julho, os varejistas se mostraram menos otimistas. A parcela de assinalações de crescimento caiu de 56% para 42% entre julho e agosto, enquanto as indicações de queda passaram de 9% para 20%. O recuo no porcentual de assinalações de crescimento no último mês atingiu todas as regiões do País. 

Esse indicador passou de 48% para 32% no Sudeste, de 63% para 44% no Sul, de 72% para 46% no Norte, de 63% para 60% no Nordeste e de 63% para 49% no Centro Oeste. "Em todas as regiões, as assinalações de crescimento ainda predominam, apesar da alta na percepção de que as vendas ficaram estáveis entre julho e agosto. Mas o recuo da percepção de crescimento é digno de atenção", diz a pesquisa.

As expectativas para vendas nos próximos três meses teve 46% de perspectiva de alta. Ainda assim, houve um recuo frente aos resultados do mês anterior, quando a expectativa de crescimento foi assinalada por 48% dos entrevistados. Tintas são destaque para os pequenos varejistas em agosto por conta da sazonalidade nas vendas que antecedem as festas de final de ano.

Por fim, as expectativas dos varejistas do setor quanto às medidas do governo para os próximos 12 meses também oscilaram em agosto. O otimismo quanto às ações passou de 64% em julho para 60% em agosto. Os pessimistas passaram de 15% para 16%, enquanto os indiferentes foram de 20% para 24% no mesmo período.

www.anamaco.com.br

Estadão Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário