quarta-feira, 16 de setembro de 2020

SINCOMAVI ATUALIZA OS IMPACTOS MENSURADOS NO VAREJO COM A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS

Volume do segmento entre janeiro a julho acumulou uma elevação de 1,9%

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que, pela primeira vez desde o início da pandemia do Novo Coronavírus, as vendas do varejo de materiais de construção registrou alta na soma dos meses avaliados de 2020. 

O volume do segmento entre janeiro a julho acumulou uma elevação de 1,9%, enquanto o varejo ampliado ficou em -6,2%. Nos últimos 12 meses, os percentuais estão, respectivamente, em 2,8% e -1,9%. Já em julho, o volume de vendas do varejo de materiais de construção avançou 6,7% em relação a junho e 22,7% na comparação com julho de 2019.

Já a atualização do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que o faturamento do varejo total no Brasil apresentou recuo de -22,5% entre 01 de março e 05 de setembro, com queda de 7,3% especificamente na última semana. O varejo de materiais de construção contou com avanço de 11,9% no período acumulado a partir de março e +37,5% na primeira semana de setembro (30/08 a 05/09/20). 

Novamente o dado mais atualizado configura o melhor desempenho semanal desde o início dos primeiros impactos da pandemia. Tais registros estão comparados com os dias equivalentes de fevereiro de 2020, com ajustes de calendário. 

As informações mais recentes reafirmam o cenário que tem sido apresentado e analisado pelo departamento de economia do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi) desde o início dos principais impactos da nova situação no país.

Segundo o sindicato, a novidade é não apenas da rápida recuperação de vendas pós maio, mas a compensação total das quedas abruptas do desempenho do varejo de materiais de construção entre a última quinzena de março e de abril. O segmento já possui avanço de vendas em 2020, de janeiro a julho.

www.sincomavi.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário