sexta-feira, 25 de setembro de 2020

SEGMENTO DE CASA E CONSTRUÇÃO É DESTAQUE EM ESTUDO SOBRE FRANQUIAS DURANTE A PANDEMIA

Quarentena levou a investimentos em reformas e na compra de móveis

Um estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com a empresa de pesquisas AGP, mostra que, pela primeira vez desde o início da pandemia do Novo Coronavírus, segmentos do franchising voltaram a registrar crescimento no faturamento, na comparação com o mesmo período de 2019. É o caso do setor de Casa e Construção, que cresceu 36% em relação a julho do ano passado.

“É um número que chama a atenção, mas temos de ter em mente que a pandemia represou vendas e mudou sazonalidades. Como vários indicadores e estudos apontam, o fato de as pessoas passarem a quase totalidade do tempo em casa levou a investimentos e melhorias como reformas, compra de móveis e decorações, montagem de escritórios e até a aquisição de piscinas”, explica André Friedheim, presidente da ABF.

O estudo ABF/AGP apontou também que 5,1% das unidades de franquia estiveram fechadas temporariamente em julho, o que representou uma queda de quase seis pontos percentuais em relação a junho. A taxa de encerramentos definitivos chegou a 2% e a de repasse a 0,3%.

“Em julho, notamos um movimento maior de ajuste com o fechamento de 2% de unidades. Temos casos tanto de empreendedores que tiveram de encerrar suas unidades dadas as dificuldades de quase cinco meses de pandemia, como de redes e multifranqueados que optaram por otimizar sua ocupação territorial, focando esforços nas operações mais rentáveis”, conclui Friedheim.

www.abf.com.br

Com portal Mercado e Consumo

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