Frete alto e checkouts burocráticos são principais motivos para desistências
A pesquisa Abandono de Carrinho 2022, da Opinion Box, uma empresa de pesquisa de mercado e customer experience, 85% dos consumidores brasileiros desistem de concluir pedidos realizados em sua etapa final, sendo que 15% repetem a prática regularmente. O valor do frete acima do esperado é um dos principais culpados pela desistência.
Entre os entrevistados, 66% dizem que deixariam de concluir transações por esse motivo. Checkouts burocráticos também afastam clientes em potencial. Segundo o estudo, 10% desistem quando precisam realizar cadastros em plataformas.
Nesse caso, a pesquisa aponta que as plataformas têm maiores chances de fidelizar o consumidor quando possibilitam um processo de checkout rápido, ao mesmo tempo em que garante segurança e métodos de pagamento que se adequem ás escolhas de quem consome através da plataforma.
Por fim, outro destaque é que sete em cada dez consumidores consideram retomar a compra após o recebimento de um cupom de incentivo. Já estratégias de retargeting, ou seja, de exibir anúncios para pessoas que interagiram anteriormente com determinados produtos, são apontadas como eficientes por 40% dos clientes.
Com portal Mercado e Consumo
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