segunda-feira, 16 de novembro de 2020

EMPRESAS CAPIXABAS DO SETOR DE ROCHAS ORNAMENTAIS REGISTRAM RESULTADOS POSITIVOS EM OUTUBRO

Consulta apontou que 56% esperam crescer nos negócios em novembro

No início deste mês, do dia 04 ao 09, o Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e o Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo (Sindirochas) realizaram novo levantamento junto as empresas do setor de rochas ornamentais capixaba sobre os impactos da pandemia do Novo Coronavírus no segmento. 

Na consulta, 64% dos participantes registraram surpresa positiva com os resultados obtidos em outubro, 49% apontaram também que não sentem mais os impactos da Covid-19 em seus negócios, e outros 43% indicaram que os mesmos, embora ainda sentidos, são em baixa escala. As entidades vêm realizando esta pesquisa desde maio deste ano. 

Nesta última, participaram empresas de médio porte (79%), pequenas e micro (19%) e grande porte (2%). Dentre elas, 21% têm atuação no mercado interno, 23% no mercado externo e 55% em ambos. Entre aquelas que atuam nos dois mercados, 50% apontaram que mais de 75% do faturamento é obtido na exportação. 

Entre as empresas com atuação no mercado interno, 56% apresentaram expectativas de crescimento para novembro deste ano (em relação ao mesmo mês do ano passado) e, entre aquelas com atuação no mercado externo, 62% também têm expectativa de crescimento, seguindo a mesma base de comparação.

Com relação ao quadro de pessoal, 44% das empresas participantes informaram ter realizado admissões em outubro deste ano e 21% indicaram expectativa de contratar ainda em novembro. Foi apontado por 36% das participantes que elas realizaram admissões nos últimos meses e já estão com o efetivo maior do que o existente antes do início da pandemia. 

Outros 23% já efetuaram admissões e retornaram seu efetivo ao número anteriormente existente. Já 13% indicaram que ainda se encontram com o seu número de pessoal abaixo do existente antes do início da pandemia, mas têm efetuado contratações.

Expectativas para 2021 

Independentemente de sua área de atuação de mercado, os pesquisados têm expectativas positivas para o ano de 2021. Entre as empresas que atuam no mercado externo, 70% projetaram crescimento nas vendas. Já entre as que atuam no interno, a mesma expectativa é indicada por 69%. Apontaram um cenário de estabilidade, 30% entre as que atuam no mercado externo e 28% das do interno.

www.centrorochas.org.br

www.sindirochas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário