A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a empresa Facchini
Com fábricas localizadas nas cidades de Salto e Botucatu, no interior de São Paulo, a Eucatex acaba de colocar em uso um sistema de baú (sider) lonado, adaptado para caminhões rollon/rolloff, para transporte de insumos e produtos acabados entre as unidades que produzem painéis MDP e MDF e chapas de fibra de madeira.
O novo sistema, que começou a ser testado no último mês de agosto, chega para ser utilizado em uma frota própria que a empresa começou a utilizar para ganhar produtividade. A tecnologia, pioneira neste tipo de plataforma móvel em caminhões rollon, foi desenvolvida em parceria com a empresa Facchini e tem o intuito de beneficiar o transporte de materiais entre as unidades.
A mesma frota, já sem o uso do sider, serve também ao Programa de Reciclagem Eucatex, por meio do qual são recolhidos cerca de 200 toneladas de madeira reciclável por dia, num raio de 80 km de Salto, de empresas cadastradas no Programa.
Vale destacar que, até 2018, todo o transporte de captação de resíduos de madeira da Eucatex era feito por terceiros. A partir daí a empresa desenvolveu uma estrutura própria para a coleta destes insumos. Toda a frota recebeu uma comunicação própria, com as cabines dos caminhões adesivadas nas cores da marca. Já as lonas apresentam comunicações específicas sobre os diversos produtos da empresa
“O desenvolvimento da tecnologia do sider lonado nos proporciona maior autonomia, pois contamos com uma equipe treinada para o transporte dos nossos produtos e nos permite planejar as viagens de forma a otimizar a utilização dos veículos e reduzir os custos de locomoção”, explica o coordenador de Captação de Reciclado da empresa, Rogério Matos
A experiência tem sido positiva e a empresa já estuda expandir a frota e a tecnologia do sider lonado para a unidade Química, responsável pela fabricação das tintas Eucatex, também em Salto, e para os centros de distribuição. “Estamos satisfeitos com os investimentos feitos em nossa frota”, finaliza Rogério.
Nenhum comentário:
Postar um comentário