terça-feira, 10 de novembro de 2020

ÍNDICE AZURE: PREÇOS DO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO REGISTRAM VARIAÇÃO POSITIVA EM OUTUBRO

Levantamento da Azure Sistemas teve sua maior variação positiva histórica

O Índice de Reajuste de Preços de Venda Azure  - Material de Construção (IRPA-MC) registrou a sua maior variação positiva histórica em outubro: 2,55%. Tal tendência de aumento nos preços dos itens do setor também foi verificada pelo Índice Nacional da Construção Civil (INCC-Sinapi), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que contou no mesmo mês com uma elevação de 1,71%.

No acumulado do ano o IRPA já atingiu os 10,15%, enquanto o INCC ficou no mesmo período em 6,13%. Já nos últimos doze meses, esses indicadores alcançaram 10,26% e 6,48%, respectivamente. O estudo setorial foi realizado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi).

Ele se baseou em dados coletados pela Azure Sistemas em 210 pontos de venda (105 empresas de pequeno e médio portes), distribuídos na Região Metropolitana de São Paulo, Interior Paulista e Santista, e constatou  uma elevação no faturamento médio das empresas, resultado influenciado pelo aumento expressivo de preços no segmento. 

Esse indicador saltou de R$ 826.235,00, em setembro, para R$ 865.032,00, em outubro, o que representa o novo recorde do levantamento. A margem bruta sofreu um recuo em outubro e atingiu os 35,06%. No acumulado do ano, esse indicador permanece abaixo dos 35% , patamar que não deve ser superado em 2020. 

www.sincomavi.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário