quinta-feira, 19 de março de 2020

ÍNDICE DA ABRAMAT APONTA SEGUNDA BAIXA CONSECUTIVA NO ANO

Nova edição da pesquisa Índice foi elaborada pela Fundação Getúlio Vargas

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou nessa quarta-feira, 18, a nova edição da sua pesquisa Índice, elaborada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) sobre faturamento e emprego na indústria de materiais de construção.


Os destaques dessa edição são a retração de -1,0% no faturamento do setor na comparação entre fevereiro e janeiro e a decisão da associação em manter a previsão de crescimento no ano até que sejam computados mais dados sobre os graves impactos da pandemia do Covid-19 no setor.

O Índice da Abramat também aponta que em fevereiro de 2020 a indústria de materiais de construção faturou 4,3% menos do que no mesmo mês do ano anterior. Esse resultado, contudo, ainda não altera a alta acumulada nos últimos 12 meses, de 0,8% positivo.

O emprego formal da indústria apresentou alta de 0,6% em janeiro em comparação a dezembro. Com relação a janeiro de 2019, houve crescimento de 0,4% no número de contratações. Mesmo com isso, o acumulado em 12 meses ainda é negativo, em 0,2%

“A pandemia da Covid-19 tem tido efeitos extremamente negativos na economia mundial e no Brasil. Além da grande instabilidade nos mercados financeiros, há também um temor pelo maior arrefecimento da atividade econômica por conta dos efeitos da pandemia sobre as cadeias globais de valor”, pondera Rodrigo Navarro, presidente executivo da entidade.

www.abramat.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário