segunda-feira, 9 de março de 2020

TERMÔMETRO ABRAMAT MOSTRA QUE A INDÚSTRIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO TEVE FEVEREIRO REGULAR

Estudo também indica crescimento da indiferença em relação ao governo

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulga nesta segunda-feira, 09, a nova edição do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção, pesquisa de opinião realizada com as lideranças do setor. O estudo aponta vendas regulares para a maioria das associadas em fevereiro e o crescimento do sentimento de indiferença em relação às ações do governo.


O estudo da Abramat revela que para 53% das empresas associadas o faturamento no mês de fevereiro foi considerado regular. Para 13%, o período foi bom, enquanto os demais 34% consideraram o mês ruim ou muito ruim. A perspectiva para março é bem mais positiva, com 54% delas esperando um desempenho bom ou muito bom e 46% prevendo um mês regular.

O termômetro apresenta um cenário de maior moderação nas expectativas por parte das lideranças do setor. Em fevereiro 71% das associadas declararam indiferença em relação às ações governamentais, 4% demonstraram pessimismo e as demais 25% otimismo. Em janeiro, 44% das associadas declaravam estar otimistas.

Outros indicadores do estudo evidenciam maior moderação no setor. O nível atual de utilização da capacidade instalada caiu para 70%. Em fevereiro de 2019, o mesmo índice registrava 76%. As pretensões de investimento para os próximos 12 meses também apresentaram baixa, sendo o plano de 71% das associadas em fevereiro.

“Nossos últimos estudos apontam para um começo de ano menos aquecido, o que, no entanto, não anula a retomada do crescimento que o setor observou nos últimos dois anos. Nesse sentido, é natural que haja uma gradual moderação nas expectativas para o que vem a seguir”, pondera Rodrigo Navarro, presidente da Abramat.

www.abramat..org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário