segunda-feira, 12 de abril de 2021

INDÚSTRIA DO CIMENTO MANTÉM CRESCIMENTO NO PRIMEIRO TRIMESTRE

O resultado é reflexo do mau desempenho no mesmo período de 2020

A indústria do cimento registrou um crescimento acumulado de 19% no primeiro trimestre deste ano. No período, foram vendidas 15,3 milhões de toneladas do produto, sendo que 5,5 milhões ocorreram somente em março, o mesmo patamar dos meses anteriores. Na comparação entre março de 2021 e março de 2020 o crescimento foi de 34,6%. Os números são do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic).

O resultado foi alcançado por conta das condições climáticas favoráveis, a manutenção das obras imobiliárias e a autoconstrução, que ainda desempenha um papel relevante nas vendas de cimento, mesmo com a suspensão do auxílio emergencial desde janeiro.

Já na contramão dos resultados do período, as vendas de cimento por dia útil, melhor indicador do setor, tiveram uma queda de 6,3% na comparação com o mês de fevereiro, que ocorreram pela antecipação dos feriados e restrições de circulação e do funcionamento do comércio, principalmente as lojas de materiais de construção, além do aumento do desemprego, inflação e queda da renda, por exemplo.

"Apesar dos números absolutos apontarem para um crescimento robusto temos que ter cautela, pois como demonstra o resultado por dia útil na comparação dos últimos meses, houve uma retração de 6,3%. Neste cenário de inúmeras incertezas, qualquer tipo de projeção de demanda do produto seria um exercício de futurologia sem nenhuma base confiável de dados", diz Paulo Camillo Penna, presidente do Snic.

www.snic.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário