segunda-feira, 12 de abril de 2021

MEBER METAIS AMPLIA SEU INVESTIMENTO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E APERFEIÇOA A PRODUÇÃO

A célula robótica permitirá um incremento de 33% em processo produtivo

A Meber Metais, de Bento Gonçalves (RS), segue investindo em automação na sua planta fabril. A empresa está instalando mais uma célula robótica no setor de lixa de metais, que ficará munido com quatro dispositivos, representando uma série de benefícios que inclui a eficácia produtiva e a economia de recursos,  além do bem-estar dos colaboradores.

Contratado com a desenvolvedora de soluções robóticas Dalca Brasil, sediada na mesma cidade gaúcha, o novo aparelho representará à linha de produção modernizada um acréscimo produtivo de três mil peças mensais, ou 33,3% a mais do que o atual sistema de processo de lixa feito de forma manual.

Com isso, a Meber estima uma redução no gasto de energia de cerca de 15%. Isso ocorre porque quando uma roda de lixa não está sendo utilizada, o sistema a desliga, o que não acontece nos sistemas manuais. O terceiro ganho é com a saúde do trabalhador, já que a robotização permite a utilização dos insumos (lixas e rodas) até o seu limite, uma tecnologia difícil de ser ensinada a operadores manuais.

O investimento, que ultrapassa R$ 1 milhão, representa mais um passo no aperfeiçoamento do processo produtivo da Meber e na sua expansão rumo aos conceitos da quarta revolução industrial. A automação já foi incorporada à filosofia da Meber há alguns anos, e desde 2019, após vários testes, a empresa vem acelerando a estrutura do outro pilar da indústria 4.0, a tecnologia da informação. 

"A Meber tem uma trajetória pioneira, com a obtenção de patentes de várias soluções. Então, inovar sempre esteve no nosso DNA. Hoje, já conseguimos digitalizar dados, transformando as informações das máquinas em conteúdos digitais através da conectividade por meio de sensores que conversam com a nuveml", diz Marcio Chiaramonte, diretor da companhia. 

www.meber.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário