terça-feira, 27 de abril de 2021

PIX TERÁ SERVIÇO ADICIONAL COM COBRANÇA SEMELHANTE A BOLETO

Funcionalidade Pix Cobrança permitirá cobranças com vencimento futuro

O Banco Central (BC) anunciou na última quinta-feira, 22, o Pix Cobrança, uma nova funcionalidade do Pix, serviço de pagamento instantâneo lançado no ano passado. A partir do próximo dia 14 de maio, a ferramenta permitirá que a empresa ou o prestador de serviço emita um QR Code para receber pagamentos imediatos em pontos de venda ou em transações por meio de comércio eletrônico.

A ideia é que o Pix Cobrança seja uma alternativa ao boleto bancário, já que ele permitirá cobranças com vencimento futuro. A novidade também permitirá que o varejista acrescente na operação juros e multa em caso de não pagamento nessa nova condição. Assim, o comprador poderá pagar a compra além do vencimento, mas com um valor mais alto.

De acordo com o (BC), as empresas e varejistas que se utilizarem do Pix Cobrança terão até junho para a adaptação. A partir daí, a tendência é que o boleto bancário, principal modalidade de pagamento nas transações via e-commerce, ao lado do cartão de crédito, passe a perder cada vez mais relevância. 

“A regra estabelece que as instituições participantes do Pix, que não conseguirem proporcionar a experiência completa de pagamento (leitura do QR Code e pagamento em data futura) no período de 14 de maio a 30 de junho, terão que, no mínimo, possibilitar a leitura e o pagamento na data da leitura do QR Code, com todos os encargos e abatimentos calculados corretamente”, informa a entidade.

www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pix

Nenhum comentário:

Postar um comentário