quarta-feira, 28 de abril de 2021

TERMÔMETRO ABRAMAT DE ABRIL MOSTRA QUE A INDÚSTRIA DO SETOR MANTÉM OTIMISMO MODERADO

Resultados apontam que performance em maio também deve ser positiva

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou, nesta quarta-feira, 28, a nova edição do Termômetro da Indústria. A pesquisa de opinião realizada com as lideranças do setor indica que as empresas associadas mantêm um ligeiro otimismo em relação aos resultados em abril. Para 44% dos associados o mês apresentará resultado bom e 16% o apontam como muito bom.

Para maio a expectativa por bons resultados apresentou crescimento, com 52% das associadas estimando resultado bom, 12% muito bom e apenas 4% ruim. A pesquisa também apresenta os dados consolidados de março de 2021, indicando que o mês foi de bons resultados. O estudo aponta que 36% das empresas consideraram o terceiro mês do ano muito bom, 40% bom, e 20% regular.

O Termômetro da Abramat também informa sobre o nível de utilização da capacidade instalada da indústria de materiais. Em abril, ela se manteve em 80% na média das empresas associadas, mesmo percentual em relação a março deste ano, mas 26 pontos percentuais a mais do que o registrado em abril de 2020, época do início da pandemia do Novo Coronavírus.

Investimentos

As pretensões de investimento em abril de 2021 cresceram, com aumento de cinco pontos percentuais em relação ao mês anterior, com 72% das indústrias de materiais indicando que devem investir nos próximos 12 meses, seja para aumento da capacidade produtiva, seja na modernização dos meios de produção. 

Esse patamar é bem acima do período pré-crise e já reflete a execução de muitos dos investimentos projetados. Em abril do ano passado, em função da crise, este indicador era de apenas 36%. "A atual edição do Termômetro da Abramat indica que o setor mantém um otimismo moderado com a retomada da economia doméstica", ressalta Rodrigo Navarro, presidente da entidade.

"Apesar das incertezas e o impacto das diversas externalidades presentes no cenário do Brasil e do mundo, a pesquisa demonstra que a indústria está procurando cumprir um papel importante na geração de empregos e atração de investimentos em nossa economia, fatores importantes para a retomada da atividade econômica no atual contexto", conclui Navarro.

www.abramat.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário