A linha Porto foi fortemente influenciada pela azulejaria portuguesa
Os revestimentos com estética handmade (feita a mão) são destaque nas linhas da Roca Cerámica, que voltou suas atenções para a azulejaria europeia. O estilo chegou ao continente por volta do século XIII e ganhou novas cores, texturas e padrões, muitas vezes criados para contar uma história por meio das composições.
É o caso da linha Porto, fortemente influenciada pela azulejaria portuguesa. Composta por peças de pequenos formatos, com grafismos levemente desgastados, é indicada para destacar uma parede. Já a linha Uno Venice (foto), apresenta peças que relembram ladrilhos hidráulicos com a textura do terrazzo veneziano (revestimento que une agregados de diversas pedras).
Com uma paleta neutra e minimalista, as peças contam com diversos padrões geométrico que permitem diversas elaborações. “A história do terrazzo remete à Itália renascentista e traz, consigo, um grande valor afetivo”, aponta Christie Schulka, marketing manager da empresa. Ela ainda diz que é provável que a técnica tenha nascido como uma forma de reaproveitar materiais de descarte.
Também influenciada pela cerâmica renascentista, a linha Maiólica, relembra o aspecto artesanal da técnica italiana em que as cerâmicas eram decoradas e queimadas manualmente. Cores marcantes e estampas clássicas da época, traços de desgaste natural e nuances destonalizadas reforçam o caráter lúdico da coleção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário