quinta-feira, 17 de junho de 2021

APEX-BRASIL E CENTROROCHAS ANUNCIAM A ASSINATURA DE CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA E FINANCEIRA

O objetivo é ampliar as exportações, agregar valor e diversificar mercados

Na última quarta-feira, 16, foi assinado um convênio de cooperação técnica e financeira entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), que tem como objetivo ampliar as exportações, agregar valor e diversificar mercados para o setor de rochas ornamentais brasileiras. 

Participaram da solenidade de assinatura, o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França; o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; o deputado federal Evair Vieira de Melo; o secretário-geral das Relações Exteriores, Fernando Simas Magalhães; o presidente da Apex-Brasil, Augusto Pestana; e o presidente do Centrorochas, Frederico Robison, além de outros parlamentares e empresários do setor .

O setor de rochas ornamentais poderá se beneficiar grandemente com as ações de promoção comercial previstas no convênio. O setor mineral responde por aproximadamente 2,5% do PIB nacional, gera cerca de três milhões de empregos diretos e indiretos e mais de R$ 50 bilhões em tributos e royalties por ano. 

O segmento de rochas ornamentais congrega 12,2 mil empresas, gera mais de 480 mil empregos diretos e indiretos e é composto, sobretudo, por empresas de pequeno e médio porte. O Brasil é o quinto maior produtor e exportador de rochas ornamentais do mundo. Em 2020, o País exportou 2,2 milhões de toneladas, no valor de US$ 987,4 milhões. 

https://portal.apexbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário