terça-feira, 15 de junho de 2021

ÍNDICE ABRAMAT MOSTRA QUE A INDÚSTRIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CRESCEU 35,8% EM MAIO DESTE ANO

Os dados refletem comparação com o período mais crítico da pandemia

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou a nova edição do Índice Abramat (anexo ao final do release), pesquisa elaborada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com os dados projetados do faturamento do setor no último mês de maio. 

O destaque dessa edição é o crescimento de 35,8% no faturamento da indústria de materiais de construção em relação a maio de 2020, quando o país ainda enfrentava os primeiros reflexos da pandemia do Novo Coronavírus. Já a comparação entre os resultados de maio e abril de 2021 indicou uma queda de 0,5% no faturamento do segmento.

A pesquisa também aponta os dados consolidados de abril deste ano. No período, a indústria registrou um faturamento 66,4% maior que o observado no mesmo mês de 2020. Com o resultado consolidado, o crescimento acumulado no ano atingiu a marca de 27,1% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O Índice Abramat de maio ainda sinaliza que a previsão para 2021 foi mantida. A expectativa é que haja crescimento de 4% no faturamento total deflacionado dos materiais de construção em relação ao ano passado. 

“Os meses de março, abril e maio do ano passado foram os de maior impacto da pandemia sobre a produção industrial, sendo assim a magnitude dos resultados apresentados nesse trimestre se justifica pela base de comparação excepcionalmente reprimida desse mesmo período em 2020. A tendência é que esse viés se amenize nas próximas edições do nosso indicador”, explica o consultor da entidade, Rodrigo Navarro.

www.abramat.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário