terça-feira, 14 de setembro de 2021

ÍNDICE DE REAJUSTE DE PREÇOS AZURE INDICA QUE PREÇOS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO SOBEM EM MENOR RITMO

Desempenho inferior ao alcançado em agosto só foi obtido em junho/2020

Apesar de ter contado com um aumento de 1,4% em agosto passado, o Índice de Reajuste de Preços de Venda Azure - Material de Construção (IRPA-MC) atingiu o menor patamar de reajustamento mensal em 2021. Um desempenho inferior ao alcançado no mês só foi obtido em junho de 2020, quando o IRPA registrou uma elevação de 0,87% nos preços do setor.

Essa força dos aumentos pode ser melhor mensurada pelo acumulado dos últimos doze meses: alta de 25%. O indicador revela ainda que somente em 2021 ocorreu uma majoração da ordem de 16,17%. Como parâmetro, o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também aponta um cenário similar. 

A variação de agosto foi de 0,99%, a menor taxa registrada no ano. A categoria Materiais, que compõe o indicador junto com Mão de Obra, subiu 1,62%, indicando uma queda de 1,26 ponto percentual em relação ao período anterior. Em relação aos acumulados, os materiais sofreram alta de 22,03% no ano e de 37,69% nos últimos doze meses.

Resultado direto do aumento dos preços do setor, o faturamento médio dos varejos de material de construção contou com uma pequena variação positiva, passando de R$1,031 milhão, em julho, para R$ 1,058 milhão, em agosto. 

Esse é o maior nível registrado pelo estudo do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi), com base em informações coletadas pela Azure Sistemas em 300 lojas de pequeno e médio portes.

www.sincomavi.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário