segunda-feira, 20 de setembro de 2021

SETOR DE ROCHAS ORNAMENTAIS NO PAÍS FECHA O SEGUNDO QUADRIMESTRE COM ALTA NAS EXPORTAÇÕES

Números mostram evolução de 39,34% sobre o mesmo período de 2020

Apesar dos reflexos da falta de espaço em navios e disponibilidade de contêineres desde o início do ano, o setor de rochas ornamentais brasileiro comemora o resultado obtido com as exportações até o último mês de agosto, segundo dados do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), divulgados na última semana.

No término do segundo quadrimestre de 2021, o segmento de rochas naturais brasileiro fechou as exportações com uma evolução de 39,34%, em comparação ao mesmo período do ano passado, acumulando U$S 831,8 milhões  em vendas diretas e 1.568 mil toneladas de produtos embarcados.

Destaque para as vendas de blocos de mármores e similares, chapas e outras peças, que cresceram frente ao ano anterior, respectivamente, 78,86% e 51,42%, no acumulado do ano, mostrando um aumento pela demanda internacional destes materiais. Os Estados Unidos permaneceram na liderança dos destinos mais frequentes dos produtos brasileiros, com aproximadamente 50,6% das exportações.

“O Centrorochas tem atuado em parceria com o Sindirochas, maior sindicato patronal do setor no país, junto aos atores envolvidos no processo de escoamento das exportações, bem como com autoridades públicas, na busca de soluções que a curto prazo possam reduzir os efeitos sentidos", aponta Tales Machado, presidente do Centrorochas. 

"Em junho deste ano, realizamos uma pesquisa entre os empresários que apontou impacto de cerca de 35% no volume exportado naquele mês. A expectativa é que essa situação seja contornada apenas em 2022, mas, apesar de todo cenário, os exportadores brasileiros têm sido resilientes e contribuído com o registro de ótimos números para o país", conclui

Regiões

Em parceria com o Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas), o Centrorochas divulgou também os dados por região. Em agosto, o Espírito Santo manteve sua liderança como maior exportador do Brasil, registrando US$ 118,4 milhões, concentrando aproximadamente 84,7% de todas as vendas realizadas para o exterior.

Deste total, 75% têm os Estados Unidos como destino. Minas Gerais vem na sequência como segundo maior representante brasileiro do segmento, acumulando aproximadamente 7,7% das exportações, elevando ainda mais a força das ardósias brasileiras nos mercados do Reino Unido e norte-americanos.

www.centrorochas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário