domingo, 23 de maio de 2021

EMPRESA DE LAREIRAS ECOLÓGICAS ECOFIREPLACES APRESENTA A NOVA COLEÇÃO DESIGNERS

Designers Bruno de Carvalho e João P. Raimundo assinam peças exclusivas

A Ecofireplaces, empresa de São Paulo (SP) que trabalha com lareiras ecológicas, apresenta a nova coleção Designers, que une a tecnologia de suas peças com o design e a inovação de profissionais como Bruno de Carvalho e João Paulo Raimundo. Assim, a marca apresenta, pela primeira vez no mercado, uma coleção totalmente assinada, que valoriza o padrrão nacional e é dividida em duas linhas.

A primeira delas é a coleção Primitiva (foto), assinada pelo designer Bruno de Carvalho, se caracteriza por peças entalhadas em pedra sabão. O seu design funcional é resultado do uso do material natural que marca o produto com exclusividade, já que cada desenho do veio, cor e tonalidade são diferentes.

“A ideia central foi resgatar a pedra como agente intermediário na criação do fogo e, assim, procurei entender como o material e a Ecofireplaces poderiam estar presentes no dia a dia das pessoas sem que fossem vistos apenas como um dispositivo. Logo, procurei entender os motivos de se criar uma fogueira e ficou claro que o resultado deveria ser uma mesa de centro”, explica Bruno.

A partir de um bloco maciço o designer esculpiu um produto que é composto por três momentos – a base, o corpo e o tampo. Depois, seguindo o mesmo conceito e buscando o mesmo resultado, surgiram os demais produtos e o nome da coleção.

Além das lareiras mesas, disponíveis nos tamanhos 80 cm e 100cm, o designer criou, ainda, outros dois modelos: a Longarina, de 150cm, e a Cuba Eco, com 45 cm. Todos foram desenvolvidos tanto para ambientes internos como externos.

A segunda é a coleção Caminho das Pedras, de João Paulo Raimundo, que trabalha há 21 anos a técnica do papier mâché para criar peças únicas, transformando o papelão usado em matéria-prima para suas criações. Ele criou vinte lareiras exclusivas e limitadas com um design orgânico que lembra a natureza das pedras. 

As peças resgatam a origem do fogo primitivo, a faísca através da pedra, e unem dois elementos improváveis: o papel e o fogo. Assim, descobriu que poderia criar lareiras resistentes e refinadas. Elas são esculpidas, secas em fornos de altas temperaturas e recebem o acabamento aplicado por meio de um processo de tingimento e a aplicação de antichamas, sendo finalizadas com o polimento.

“Gosto de trabalhar com elementos lúdicos e, assim, a expressão ‘caminho das pedras’ simboliza o poder da experiência e do conhecimento, ressaltando a importância da transformação”, completa João Raimundo.

www.ecofireplaces.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário