quinta-feira, 27 de maio de 2021

TERMÔMETRO ABRAMAT: INDÚSTRIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO SE MANTÉM OTIMISTA COM O MERCADO

Estudo aponta alta em relação ao desejo de investimentos no curto prazo

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou nesta quinta-feira, 27, a nova edição do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção. A pesquisa de opinião realizada com as lideranças do setor indica que as empresas associadas estão mantendo o otimismo moderado em relação aos resultados dos últimos meses. 

Para 67% dos associados da entidade, o mês de maio apresentará resultados muito bons (24%) ou bons (43%). Já 33% deles acreditam que o período terá resultados regulares. Já para junho, a expectativa é que o otimismo tenha um ligeiro aumento, com 71% delas estimando números muito bons (14%) ou bons (57%), 24% regulares e apenas 5% ruins. 

A pesquisa também apresenta os dados consolidados de abril de 2021, indicando que o mês foi de bons resultados para o setor: para 33%, o quarto mês do ano trouxe resultados muito bons, para 62% foram bins e para 5% regulares.

O Termômetro da Abramat também apresenta informações sobre o nível de utilização da capacidade instalada da indústria de materiais. Em maio, a utilização ela se manteve em um patamar superior ao anterior à pandemia, com uma leve redução, caindo de 80%, em abril de 2021, para 78%.

Por fim, as pretensões de investimento em maio deste ano seguem com ligeira elevação, com um aumento de nove pontos percentuais em relação ao mês anterior, mesmo já refletindo a execução de muitos dos investimentos projetados, com 81% das indústrias de materiais indicando que devem investir nos próximos 12 meses, para aumento da capacidade produtiva ou meios de produção. 

Em maio do ano passado, ainda no início da crise do novo Coronavírus (Covid-19), esse indicador era de apenas 43%. "A atual edição do termômetro da Abramat indica que o setor mantém seu otimismo, mas segue cauteloso em relação ao impacto das muitas externalidades e variáveis em jogo no cenário brasileiro e mundial", ressalta Rodrigo Navarro, presidente da associação.

www.abramat.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário