segunda-feira, 30 de maio de 2022

EDIÇÃO 2022 DO PANORAMA ABRAVIDRO JÁ ESTÁ DISPONÍVEL PARA CONSULTA

O estudo aponta pequena queda de 4,5% na produção em relação a 2020

A edição 2022 do Panorama Abravidro, da Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos, já está disponível para leitura, na edição impressa de O Vidroplano ou em seu formato online (AQUI). O estudo aponta que houve uma pequena queda de 4,5% na produção do material em relação a 2020 e que, apesar disso, o faturamento das empresas cresceu 21,5%. 

“Isso se deveu ao aumento dos preços praticados pela indústria de processamento, reflexo do aumento dos custos dos insumos. Exemplo disso foi o aumento do valor da energia elétrica, que trouxe mais custos de produção”, diz Sérgio Goldbaum, economista da GPM Consultoria Econômica, ao indicar os possíveis motivos desses números.

Ainda segundo o levantamento, a tendência de queda na produção deverá ser ainda mais acentuada este ano, conforme já apontam as quatro edições da pesquisa mensal Termômetro Abravidro. “No início de 2022, alertamos para a alta dos juros, cujos efeitos começariam a ser sentidos ao longo do ano", explica Goldbaum. 

"Por conta de atenuantes como o fim da pandemia e as eleições, acreditávamos que esses efeitos seriam sentidos de maneira gradual”, continua o economista. Porém, isso não acontece no momento. “É possível vislumbrar um freio de arrumação após o período atípico da pandemia, mas ainda é cedo para arriscar a intensidade desse ajuste”, conclui.

Para entender ainda mais o que os números do estudo revelam, a Abravidro reuniu Sérgio Goldbaum, Alexandre Pestana (segundo-vice-presidente da entidade) e Iara Bentes (superintendente da associação) para um debate sobre o resultado. A conversa está disponível em versão vídeo e podcast, nas plataformas Deezer, Google Podcasts, SoundCloud e Spotify (AQUI). 

www.abravidro.org.br

Com portal Abravidro

Nenhum comentário:

Postar um comentário