quarta-feira, 11 de maio de 2022

VENDAS DO COMÉRCIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO CRESCE 7,2% EM MARÇO

Este desempenho foi maior do que o registrado no âmbito nacional (+1,2%) 

O volume de vendas do comércio de materiais de construção no estado de São Paulo apresentou em março um crescimento de 7,2% em relação ao mesmo mês do ano passado, conforme dados anunciados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Este desempenho foi maior do que o visto no âmbito nacional (+1,2%) e significa o primeiro avanço desde junho de 2021, comparando-se o desempenho de um mês contra o mesmo período no ano anterior. 

Já o volume de vendas no acumulado dos últimos 12 meses voltou a apresentar desaceleração, o que já ocorre desde meados de 2021. Em março deste ano, houve praticamente uma estabilidade deste indicador, com avanço de apenas +0,1%, inferior ao acumulado nos doze meses finalizados no mês anterior, período no qual foi verificado um crescimento de 1,3% no estado.

Para o economista Jaime Vaconcelos, consultor do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi), ainda que seja natural comemorar esse avanço em março, é importante esclarecer que ele ocorre pelo efeito causado pela comparação de momentos e realidades distintas nos últimos dois meses do mês.

“Se em 2022 o setor está em pleno funcionamento, em 2021 este período citado foi marcado pelos impactos da fase emergencial do Plano São Paulo, que impôs aos estabelecimentos uma completa restrição do seu atendimento presencial ao público”, disse Vasconcelos.

www.sincomavi.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário