segunda-feira, 4 de junho de 2018

SIL FIOS E CABOS ELÉTRICOS TEM MÁQUINA DE TESTE DE SOBRECARGA

Teste mostra diferença de item de qualidade comparado a um fora de norma

Com o objetivo de oferecer um serviço de utilidade pública, a Sil Fios e Cabos Elétricos criou uma máquina de teste de sobrecarga, que foi apresentada ao público durante a Feicon Batimat 2017. Com ele, a empresa viu uma maneira de conscientizar as pessoas do risco dos produtos fora de norma, mostrando o impacto da falta de qualidade.


Em apenas um minuto, o teste realizado no equipamento apresenta, de forma prática, a diferença de um produto de qualidade comparado a um fora de norma. O efeito mostrado no curto espaço de tempo pretende que as pessoas entendam que o barato tende a sair caro. Trata-se, então, de um teste para deixar clara a diferença entre os dois produtos e as consequências causadas ao se fazer a opção errada em curto ou médio prazos.

Segundo Nelson Volyk, gerente de Engenharia de Produto da Sil, o teste de sobrecarga tem por objetivo comparar um produto de qualidade com um desbitolado, demonstrando que sua capacidade de condução de energia é menor: “Durante a simulação fazemos passar uma corrente elétrica muito alta pelos dois cabos, em uma ligação série, onde a corrente que passa por um produto é exatamente a mesma que passa pelo outro”.

Maleta para Treinamentos

O fato de a máquina de teste de sobrecarga ser maior em sua primeira versão limitava seu transporte e, consequentemente, a aplicação dos testes durante os treinamentos realizados pela SIL por todo o Brasil. Identificada essa dificuldade,

Vale destacar que o equipamento passou por uma reformulação e já na Feicon 2018 se apresentou em versão reduzida, um novo projeto que permite ser despachada como bagagem em aviões. “Menor e mais leve, agora podemos levá-la para qualquer lugar. Apenas no início deste ano, já realizamos testes com ela em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Mato Grosso.”, finaliza Volyk.

www.sil.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário