quarta-feira, 15 de agosto de 2018

FATURAMENTO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CRESCE EM MAIO NA GRANDE SÃO PAULO

Região de Guarulhos foi a única que registrou queda de vendas no setor

Dados fornecidos pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz) mostram que o faturamento bruto corrente do comércio varejista de materiais de construção da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) cresceu 0,5% em maio de 2018, quando comparado com os resultados obtidos no mesmo período do ano passado.


A receita bruta da capital, ABCD, Guarulhos, Osasco e regiões, a preços de maio, atingiu R$ 1,842 milhões. Com isso, observa-se que o maior crescimento ocorreu na região de Osasco (+7,0%), seguida pelo ABCD (+6,2%). Por outro lado, a região de Guarulhos foi a única que registrou queda de vendas no setor avaliado, com -11,3%. No estado, como um todo, houve estabilidade do faturamento em relação a maio do ano passado.

Para o economista Jaime Vasconcellos, do Departamento de Economia e Pesquisas do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi), as vendas do varejo de materiais de construção da RMSP continuam andando de lado, após retração nos últimos anos.

“A queda dos valores na região de Guarulhos foi compensada pelos crescimentos no ABCD e região de Osasco. Observando que em relação ao tamanho do setor na capital paulista, menores mercados acabam por possuir maiores variações”. Em sua opinião, os dados foram afetados pela menor confiança dos agentes frente aos impactos da greve dos caminhoneiros, que teve início em 21 de maio.

A situação também afetou também o processo mais tímido da queda do desemprego e de crescimento econômico como um todo. “A realidade ainda muito difícil do orçamento familiar inibe o crescimento do consumo, assim como a saúde das empresas e seus investimentos, principalmente a mercadorias que necessitam de crédito para aquisição”, ressalta Jaime.

Com portal Sincomavi

Nenhum comentário:

Postar um comentário